quinta-feira, 21 de junho de 2007

1. Atrações do São Pedro de Condado-PB



A. Programação matutina (manhã)

Abertura oficial

NEGO DE RAMIN

(Local: Salão principal da Prefeitura Municipal de Condado-PB às 09:00 h)

ZIL E TRIO

(Local: Lanchonete de Sueliton às 10:00 h)


B. Programação vespertina (tarde)

Local: Praça "Edvaldo Mota"


Sexta-Feira dia 29/06/07

NEGO DE RAMIN

UBIRAJARA CIGANO


Sábado dia 30/06/07

UBIRAJARA CIGANO


Domingo dia 01/07/07

RAIMUNDO E BANDA


C. Programação noturna (noite)

Local: Paduê

Sexta-Feira dia 29/06/07

JOÃOZINHO e FORRÓ MANIA

LUCIENE MELO

FORROZÃO MULHER CHORONA

Sábado dia 30/06/07

FORROZÃO SUPAPO

FORROZÃO BALANÇO DE MENINA

BANDOLEIROS DO FORRÓ


Domingo dia 01/07/07

CICINHO LIMA

TOM OLIVEIRA

TELENGO-TENGO



Fonte:

ASCOM

Assessoria de Comunicação da
Prefeitura Municipal de Condado-PB

1. Símbolos Municipais da Cidade de Condado-PB

Os símbolos municipais são as formas de representação mais expressivas da imagem das comunidades, e, conseqüentemente, das administrações que as dirigem.

O brasão de armas, a bandeira e o selo municipais, são insígnias que representam a identidade do município, a sua evolução política, administrativa, social e econômica.

No mais das vezes, grande parte da população desconhece os símbolos cívicos do seu município.

A. O Brasão do Município de Condado - PB


Brasão da Cidade de Condado - PB

B. A Bandeira Oficial do Município

A Bandeira do município de Condado-PB, foi instituída através da Lei de nº. 115/1991, de 25 de novembro de 1991.

De acordo com o Art. 2º da lei em tela, a bandeira apresentará as seguintes características:

a) O VERDE: Representa as riquezas agrícolas do Município;

b) O AZUL: Representa o Açude Engº Arco-Verde, início e origem da nossa povoação;

c) O BRANCO: A integração do Município, ou seja a PAZ;

d) A CORÔA de Conde: É a justificativa para o nome de Condado.

Fonte

Assessoria de Comunicação da

Prefeitura Municipal de Condado - PB

1. Hino do município de Condado - PB



CONDADO DO MEU CORAÇÃO
(Amaury de Carvalho)
Encravada no Alto Sertão
Minha Terra querida está (Bis)
É Condado do meu coração
Para sempre eu quero te amar.

I

Condado és meu céu
Condado és pomar
Quem tem frutos tão doces qual mel
E não param de sempre brotar
Condado tu me ensinas
És fonte do saber
Tuas águas são bênçãos divinas Meu amor para sempre hás de ser

II

Saudades das caçadas
Na serra do limão
No arco-verde pescarias enluaradas
Sob as bênçãos de São Sebastião
Depois ia me banhar,
No Riacho do Cipó
Pra Condado eu quero voltar
Vai saudade de me tenha dó










Fonte:
Assessoria de Comunicação da
Prefeitura Municipal de Condado - PB

quarta-feira, 20 de junho de 2007

1. O Município de Condado sua história e seus diversos aspectos

O município de Condado foi criado pela lei número 2.672 em 18 de Dezembro de 1961 e instalado em 27 de Dezembro de 1961. Com área de 375,4km2, encontra-se a 342 Km (Trezentos e quarenta e dois quilômetros) da Capital.
Baseado no Censo do ano de 2000, a população total residente é de 6.495 habitantes, dos quais 4.126 (63,5%) são da zona urbana e 2369 da zona rural. A densidade demográfica é de 17,3 hab/km2. Do total da população 3.185 são homens e 3.310 mulheres.
A rede de saúde municipal dispõe de 05 unidades ambulatoriais. Na área educacional o município possui 22 estabelecimentos de ensino fundamental e 05 estabelecimentos de ensino médio.
Da população total residente, constam que 3.562 habitantes com 10 ou mais de idade são alfabetizados. Como meio de comunicação existem 03 estações repetidoras de TV. Com 1.507 domicílios particulares permanentes, apresenta 185(12,27%) domicílios com esgotamento sanitário e 1.022(67,8%) domicílios são abastecidos pela rede geral de água.
A infra-estrutura urbana apresenta 25% (vinte e cinco por cento) das vias pavimentadas e 100% (cem por cento) iluminadas. As principais atividades econômicas estão ligadas à agricultura, pecuária e comércio. Indicadores governamentais da área tributária indicam 19 empresas com CNPJ atuantes na unidade territorial.
A economia do município fundamenta-se precipuamente em atividades do setor primário (75 a 100%). Seguem-se as atividades do setor secundário, e, com participação modesta, o setor de serviços com 0 a 10%. A agricultura participa com a produção de algodão, feijão, milho e, com pequena parcela, o arroz. Na pecuária destaca-se a criação de bovinos e na avicultura a criação de galináceos com produção de ovos.
Limita-se ao norte com Paulista, Pombal e Vista Serrana; leste com Vista Serrana e Malta, Sul com Catingueira e oeste com Pombal e São Bento de Pombal. Possui área de 375,4km2 e insere-se na folha Pombal. A sede municipal situa-se a uma altitude de 241m (Duzentos e quarenta e um metros), com coordenadas de 9.235.970NS e 854.565EW.
O acesso ao município é possível a partir de João Pessoa, através da rodovia federal BR-230, leste-oeste, em percurso de 377 km, até Condado, passando por Campina Grande, Soledade, Juazeirinho, Santa Luzia, Patos e Malta.
Encontra-se inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, região do Médio Piranhas. Os principais cursos d’água são os riachos: da Caiçara, Pau Branco, Morcego, da Furna, São Francisco, São Vicente, dos Borges, do Cipó, Pedra d’ Água, Manuela, Macape, do Juá, das Assentadas e os córregos: Covão e Catolé.
O principal corpo de acumulação é o Açude Eng° Arcoverde (com capacidade para 35.000.000 m³ - Trinta e cinco milhões de metros cúbicos). Todos os cursos d’água têm regime de escoamento intermitente e o padrão de drenagem é o dendrítico.
A cidade situa-se no Polígono das Secas. Possui clima Aw'-Quente e úmido com chuvas de verão e outono. Na divisão do Estado da Paraíba em regiões bioclimáticas o município possui clima 4aTh-tropical quente de seca acentuada com 7 a 8 meses secos. A pluviometria média é de 781mm (Período 1941-1985). A distribuição das chuvas durante o ano é irregular com 78% de seu total concentrando-se em 4 meses (FMAM). A vegetação é do tipo Caatinga-Sertão. A temperatura média anual situa-se entre 26 a 27ºC (Vinte e seis a vinte e sete graus Celsius).
A topografia do terreno apresenta-se predominantemente com relevo ondulado à suavemente ondulado de declividade média à baixa, com exceção de áreas localizadas na porção sul, de relevo ondulado à fortemente ondulado, com declividade média à elevada, como ocorre no Serrote Comprido, Serras da Esperança, Rio de Janeiro, José Pereira, à leste, no serrote do Poldrinho, e, ao norte, nas Serras Vermelha, dos Miguéis e dos Pilões.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


1. Ministério das Minas e Energia. Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. PRODEEM – Programa de Desenvolvimento Energético dos Estados e Municípios. Disponível em: (http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/paraiba/relatorios/COND059.pdf). Acesso em 19 de junho de 2007;

2. Wikipédia. A Enciclopédia livre. Condado (Paraíba). Disponível em: [http: //pt. wikipedia. org/wiki/Condado_(Para%C3%ADba)]. Acesso em 19 de junho de 2007;

3. Caderno de Informações de Saúde. Disponível em: (http://tabnet.datasus.gov.br/tabdata/cadernos/PB/PB_Condado_Geral.xls). Acesso em: 20 de junho de 2007.
Fonte:
Assessoria de Comunicação da
Prefeitura Municipal de Condado - PB